* Western *

 

 

Rin-tin-tin: Um dos meus favoritos de molequice. A cena inicial com o toque do clarim soando enquanto Rinty pula na carroça e Rusty arruma a sua cela, seguida da entrada dos soldados é sensacional. Lee Aaker era Rusty, um menino achado ,c/ seu cão ,pela cavalaria ,depois que sua familia sofreu um ataque de indios, meu episódio favorito é "O BÚFALO BRANCO",no qual ,segundo a lenda indígena só os de espirito bom consegue ver esse búfalo, e Rusty no meio de um estouro de búfalos, avista-o,o ponto alto do filme é a música, entoada pelo Sargento Rip Masters, hoje Rusty é um carpinteiro, nunca mais fez nada no cinema.

 

Bat Masterson: Gene Barry era WILLIAN BARTLEY "Bat Masterson",um cowboy almofadinha,um gentleman no velho oeste,usando sua marca registrada ou seja um chapéu côco e uma bengala.,sua dublagem esteve a cargo de Murilo Nery. Música-tema inesquecível, gravada pelo cantorCarlos Gonzaga "NO VELHO OESTE ELE NASCEU/E ENTRE BRAVOS SE CRIOU/SEU NOME E LENDA SE TORNOU,/BATMASTERSON,BATMASTERSON...."

 

Paladino do Oeste: Uma variante meio Charles Bronson, meio Bat Masterson. O herói, representado por Richard Boone, fazia um pistoleiro de aluguel bom-mocinho. Seu cartão de visitas tinha o perfil de um cavalo de jogo de xadrez e a inscrição "Have Gun-Will Travel"

 

Johnny Ringo:(Don Duran) Seu único trunfo era uma pistola que tinha uma bala extra, enorme, na abertura da série ELE aparecia dando vários tiros numa porta de vidro e o tiro final era essa bala extra Seu ajudante, Curly, era Mark Goddard, q iria se imortalizar como o major West de Perdidos no Espaço.

 

Homem de Virgínia: O virginiano, interpretado por James Drury. Lee J. Cobb fazia o juiz Gart , c/ o decorrer da série Dog Maclure passou a chamar a atenção p/ si, as estórias passavam-se em torno dele, música tema.

 

* Imperdível *

Bonanza: A saga dos Cartwright: Benjamin, Adam, Hoss e Little Joe, vivendo na idílica Ponderosa.,série preferida do colecionador,dispensa qualquer tipo de comentários,música tema e abertura da série imortais, episódios,cômicos, outros dramáticos. A série teve inicio em 1959 e fim em 1973,todos os atores já morreram ,menos Pernell Roberts (Adam), a série teve 430 epis., 14 anos de duração, Adam não gostava muito de fazer a série, causando vários problemas p/ produção, no decorrer dos anos Adam foi ficando CARECA, tendo que usar peruca, deixou a série em1964, os filmes passaram a contar c/ os três , mas começou a perder o glamour, Dan Blocker (Hoss) morreu em 72, pós operação desenvolveu um coágulo no pulmão, em janeiro de 73 a série terminou.Michael (Joe) morreu em 91 (cancer no pâncreas), Lorne Greene morreu em 87.

 

Big Valley: Barbara Stanwick, já bem madurinha, faz papel de Sinhá de uma grande fazenda.Lee Majors, o ator de Ciborg, começou a ganhar destaque nessa série, assistíamos na antiga tv Excelsior, Linda Evans (maravilhosa), era a irmã queridinha.

 

Gunsmoke: O Xerife Matt Dillon, interpretado por James Arness,combatia os bandidos,não podemos nos esquecer do seu ajudante Festus,(Ken Curtis) que garantia a parte cômica da série,a grande curiosidade é que James Arnnes era irmão do ator PETER GRAVES,de Fury e Missão Impossível, foi o seriado de maior tempo de duração e l° em audiencia da Tv americana, ganhando de Bonanza,até hoje me pergunto como isso fora possível..

 

James West: Robert Conrad era James e Ross Martin, seu assistente, Artemus Gordon, viajando em seu trenzinho pelo velho, velho oeste. Podia estar em Policial/Agente secreto, mas acho q cabe mais aqui, a abertura da série era antológica, era um Desenho , de um cowboy, em vários quadros ,socando os bandidos e até uma Dama que resolve esfaquea-lo.O GRANDE VILÃO da série, foi o inesquecível Miguelito (O anão),quem não se lembra?? Onome do ator era Michael Dunn morreu em 1972 aos 38 anos. Atemus era especialista em disfarces, era responsável pela veia cômica da série, morreu em 1981.Robert Conrad (James), está vivo com 66 anos.

 

Roy Rogers: Proto-western, clássico. Trigger era o cavalo; Dale Evans, o brotinho e Bala, o cão-maravilha.de Roy,mas quem dominava a parte cômica da série era Pat Brady e seu jipe Neillebell. Roy foi um dos cowbois mais famoso do cinema, estrelando vários longas, e na TV o SHOW ROY ROGERS, eu assisti pela primeira vez no cineminha de uma igreja local, depoi no canal 9 tv Excelsior, quando Trigger morreu, Roy mandou empalha-lo, hoje ele pode ser visto no museu Roy Rogers.Uma crítica, o nosso Lôbo do Vigilante Rodoviário, o uníco herói animal nosso tb morreu alguém sabe onde foi enterrado, VIVA NOSSA MEMÓRIA!!!!

 

Cimarron . O xerife Crown,defendendo a cidade de Cimarron,o ator era STWART WITMAN. A abertura era inesquecível, c/ ELE cavalgando em seu cavalo, numa planície ,parecendo um deserto, c/ uma música fantástica, uma abertura antológica, assisti pela 1° vez na tupi, em 1968, Domingo.

 

Lone Ranger (Zorro): Aiô, Silver ,e seu fiel amigo Tonto, aqui no Brasil passou a se chamar de zorro, devido a máscara, quem não assistiu(eu duvido),deve Ter lido o gibi, Clayton Moore fazia Zorro, Jay Silveheels fazia o indio Tonto.

 

Zorro & Sargento Garcia: É o Zorro da Disney. Seria preciso fazer algum tipo de comentário???? Eu acredito que não, impossível alguem não ter assistido Poucos ou quse ninguém sabia o nome do ator que fazia o Sargento Garcia, pois bem vai aqui nossa homenagem a ELE "Henry Calvin". Gay Willians ( Major Robson de "Perdidos no espaço) fazia Zorro as filmagens foram de 1957-59, eu particularmente GOSTO muito dos 13 1° epis.,c/ a magistral atuação de Monastário,Gene Sheldon fazia o papel de Bernardo, seu criado mudo e surdo, que tudo ouvia facilitando as soluções dos problemas p/ o Zorro, o ponto antológico da série fica sem dúvida alguma par o nosso querido SARGENTO GARCIA (quem não gostava dele???), ele era tão importante na série quanto o próprio Zorro. Morreu aos 65 anos de idade em 1989 na Argentina, parece que foi ataque cardíaco

 

O Homem do Rifle: O feioso Chuck Connors ficava muito matcho com sua winchester que girava em sua mão, ELE era "Lucas McCain", um viúvo vivendo c/ seu filho.

 

O Marcado: Anos depois, o mesmo Connors fez um ex-soldado ianque expulso do exército por uma falsa acusação contra ele, tinha um sabre c/ sua lança quebrada, ele tinha sido acusado de desertor, mas tudo não passava de uma armação p/ que o exercito pudesse usa-lo como espião, só Ele que não sabia.

 

Maverick: James Garner é um herói meio canastrão ,no velho oeste, chegado num pocker, mas sempre atento c/ os bandidos, era um faroeste satírico e sarcástico.Ema 1960 , james Garner deixa a série e é substituido por Roger Moore, que se apresenta como o primo Beau Maverick, recem chegado da Inglaterra.

 

Valente do Oeste: "Ei, Bill, espere por mim!!", era o bordão do ajudante JINGLES,barrigudo e atrapalhado de Wild Bill Hickock.,Jingles era interpretado por Andy Devine, e Wild Bill, por Guy Madison, seriado de 25min, gostoso de assistir, assisti na tupi em 1967.

 

 

Row Rider: Só p/ registrar: foi a estréia de Clint Eastwood em bang-bangs, eu não lembro de Ter assistido algum epis. naquela época.

 

Patrulheiros Toddy: Rangers do velho oeste. gente tomava tanto o Toddy, pra colecionar os soldadinhos e índios do Forte Apache, pra depois mandar as embalagens pra tv e ganhar as quinquilarias do seriado). A música tema do filme é o mesmo q toca (ou tocava) no programa esportivo da Band de Domingo.

 

Lancer: Western tardio (será pós-68?).: o rancheiro Murdoch e seus dois filhos, JOHNNY MADRID e SCOOT,imitação barata de Bonanza, Um pai fazendeiro c/ 2 filhos ,um de cada esposa, ELES defendem o rancho c/ unhas e dentes,WAINE MAUNDER MAIS TARDE INTERPRETARIA A SÉRIE CUSTER, hoje a nota triste fica por conta de JAMES STACY,QUE FAZIA JOHNNY, esta preso cumprindo pena por estupro, antes disso sofrerá um acidente perdendo seu braço e perna direita.

 

Custer: Wainne Maunder, de Lancer, Fazia o intrépido General Custer, em sua luta c/ o chefe indio Touro Sentado.

 

Laramie: Jesse e Slim tomam conta de um posto de diligencias em Laramie,seriado Super Simpático.

 

Chaparral: na mesma linha de Bonanza, pessoal tentanda afastar os bandidos do rancho Chaparral,Manolito, o cunhado do patriaca chamava p/ si ,as atenções.

 

Cheyenne: Faroeste estrelado por CLINT WALKER, famoso na década de .60. Assistiamos na bela Record Canal 7, depois de Mappin Movietone, que SAUDADES!!!!!!!!

 

Daniel Boone: Como não lembramos?! Fess Parker rachando uma árvore ao meio ao som da musiquinha-tema à la caipira americano. Tinha um índio amigo (Mingo) e um capiau q era dono do armazém daVila O nome tá na ponta da língua. Ah, Cincinatti!). Não era exatamente um western, se pensarmos na época de ambientação e geografia do seriado, mas o estilão é, sim, de bang-bang.

 

O Rebelde: Um soldadinho confederado, Johnny Yuma, estrelado por NICK ADANS, empunhava uma pistola que mais parecia um canhão, assistíamos na ANTIGA EXCELSIOR CANAL 9, antes da luta livre.

 

Laredo : 3 as vezes 4, patrulheiros do Texas, combatendo todas as formas de bandidagem, de uma maneira divertida

 

As Duas Faces Do Oeste : Pouca gente lembra, 2 irmãos gemeos,um médico, o outro pistoleiro protegendo os fracos e oprimidos

 

Os Monroes : Eu adorava essa série, assisti pela primeira vez na tv cultura canal 2, em 1970, narrava a estória de uma familia de posseiros, foramada por um casal de irmãos mais velho , cuidando de seus irmãos menores , tinha um ìndio, amigo da familia e um cão ,"Teg", selvagem mas que se tornou amigo da criançada, lutavam contra indios, bandidos e tudo mais, só p/ defender suas terras, Michael Anderson Jr. era o artista principal.

 

Durango Kid: Tv Tupi canal 4, 1966-67, 17h, Charles Starret era Durango Kid, normalmente, (sem o disfarce de Durango) atendia pelo nome de Steve, seu amigo atrapalhado era Smille Burnet, que usava o mesmo nome na série, o cavalo do Durango era Corisco na Tv, e Faísca no gibi, (é brincadeira!), eu prefiro Corisco, e o do Smille chamava Rodella, ele tinha um circulo ao redor do olho direito , Jocke Mahonney, era o duble de Charles Starret, nas cenas mais mais ousadas, o disfarce do Durango, era uma roupa preta,com um lenço preto cobrindo o rosto, lembrava muito "O Cavaleiro Negro", nas estórias em quadrinhos .

 

Os Violentos ou 2 contra o Oeste : Estreiou na tv excelsior canal 9, no final da década de 60, 2 caçadores de recompença, um branco e o outro negro, viviam brigando mas não se largavam, foi uma série c/ poucos capítulos, depois passou em tudo quanto era canal, o último foi na Record canal 7.

 

Waitt Wearp : Hug O’Brien era Waitt, defendendo os fracos e oprimidos, assisti na tupi em 64-65, acho que foi a única série de tv sobre Waitt Wearp, no cinema teve mil versões.

 

O Texano : Rory Calhoun, fazia o Texano, com seu cavalo malhado, estava sempre disposto a ajudar os fracos , sempre rápido no gatilho.

 

Cisco Kid : Duncan Renaldo era Cisco, sempre acompanhado de seu fiel escudeiro Pancho, "Ei Pancho" era a palavra ouvida quando Pancho aprontava das suas, eram nossos heróis mexicanos.

 

Não podemos nos esquecer de outros que também tiveram seus dias de glória nas Tardes/noites de nossa infância,como: SHOT GUN SLADE, O HOMEM ALTO, TIM HOLT,CARAVANA, ÁGUIA BRANCA, etc... Se esqueci de algum, por favor nos lembre.

 

***

Western - Policial - Infanto Juvenil - Ficção científica - Guerra - Comédia - Médicos

Selva - Capa&Espada - Aventuras - Comédias Urbanas - Fantástico/Suspense